O que a fotografia pode fazer pelo seu laboratório?
- Laboratório Maciel
- 24 de set. de 2024
- 4 min de leitura
Já dizia o ditado: a propaganda é a alma do negócio!
Em tempos de redes sociais e marketing digital, eu arriscaria dizer que a fotografia é a alma do negócio e, por isso, quero aqui desenvolver um pensamento sobre a contribuição que uma boa fotografia pode dar para o crescimento do nosso laboratório ou mesmo do nosso nome frente ao mercado.
Com o aparecimento da internet o mundo vem experimentando uma enorme difusão de conhecimento em todas as áreas da sociedade. Por isso, podemos hoje citar uma infinidade de técnicos em prótese que trabalham muito bem em suas especialidades.
Porém, se pararmos para pensar na quantidade de técnicos que existe pelo mundo, fica claro que nem todos os bons profissionais são realmente conhecidos no mercado. Certamente o número dos conhecidos é uma pequena parcela do número total. E por que isso acontece?
Podemos levantar algumas hipóteses.
Nem todas as pessoas trabalham ou têm habilidades com as redes sociais.
Algumas pessoas usam as redes, porém não com um propósito profissional, movimentando seus perfis apenas com publicações pessoais.
Outras pessoas movimentam seus perfis com conteúdo profissional e publicam diariamente, mas sem uma boa qualidade de publicação.
Para todos estes grupos a fotografia tem muito a oferecer.
É claro que a fotografia não é determinante para que um TPD se torne um profissional conhecido no mercado, mas é praticamente impossível que ele se torne conhecido sem utilizá-la!
Por este motivo vamos aqui discutir mais alguns aspectos em que a fotografia pode ser uma valiosa aliada do técnico além do marketing.
Fonte de renda extra
Assim como podemos ver uma tendência dos laboratórios investindo nas redes sociais, vemos também este movimento partindo dos consultórios. Muitos dentistas têm se tornado atuantes no Instagram com ótimo conteúdo. Porém, nem todos eles fotografam em seus consultórios por diversos motivos.
Para estes profissionais, o laboratório pode ser um aliado produzindo fotos de boa qualidade dos seus trabalhos, servindo tanto como material de conteúdo de postagens, quanto para documentação de trabalhos e portifólio. Todo esse material pode ser feito e cobrado, gerando renda extra para o laboratório.
Ainda, um protocolo fotográfico bem feito é muito valioso para o planejamento e execução de trabalhos, podendo ser oferecido na sua tabela de valores.
Fidelização
Sabe aquele caso que não dá certo porque a cor não bate e o dentista não consegue transmitir o que está dando errado? Imagina se o técnico se oferecesse para ir ao consultório fotografar para que pudesse resolver o problema de uma vez por todas!?
Certamente este dentista iria sempre lembrar do seu laboratório como um importante aliado na realização dos seus casos, mesmo os mais complexos, formando desta forma uma parceria duradoura.
Excelência na realização dos trabalhos
Algumas vezes, ao fotografar alguns de meus trabalhos que eu considerava impecáveis, tive uma ingrata surpresa. Principalmente no início da minha jornada fotográfica, me deparei com alguns “pontinhos” escuros ou mesmo manchas na maquiagem que não tinham sido vistas a olho nu, mas que a fotografia me revelou.
Apesar de desagradável, estas surpresas fizeram com que eu crescesse muito como profissional ao resolver esses problemas para que não aparecessem numa próxima foto ou em um próximo caso. Hoje posso dizer que a fotografia foi um dos motivos que me fizeram o profissional que sou.
Montagem de aulas ou cursos
Mesmo não sendo palestrantes ou professores, vamos nos deparar com situações onde teremos que montar uma aula, uma palestra ou mesmo uma apresentação em Power point para nosso cliente. Nesse momento, ou nós mesmo fotografamos e corremos o risco de não termos fotografias adequadas, por não possuírmos o equipamento e a técnica apropriada, ou acabamos recorrendo a outros profissionais para fazer o trabalho fotográfico. Esse é outro exemplo que nos mostra o quão importante é dominar a técnica.
Por todos os aspectos expostos aqui eu gostaria de realizar uma reflexão para que mudássemos nossa visão com relação á importância da fotografia em nosso laboratório.
É verdade que a fotografia exige tempo para fotografar e tratar minimamente nossas fotos. Ela exige estudo para domínio da técnica necessária. Exige recursos na compra dos equipamentos.
Mas, precisamos pensar que investir tempo em fotografar vai nos poupar tempo na captação de clientes, na melhora da qualidade dos nossos trabalhos e na busca de profissionais quando precisarmos de boas fotos. Investir em fotografar nossos trabalhos no laboratório é equivalente a investir em um bom curso.
Se por um lado temos que considerar que precisamos estudar para o domínio mínimo das técnicas necessárias para a fotografia, por outro devemos pensar que absolutamente nada em nossa área profissional veio sem muito estudo, dedicação, muitas horas de prática e vários cursos no currículo.
E por fim, quando conseguimos enxergar a fotografia como uma importante aliada no dia a dia do técnico, podemos considerar os recursos gastos na compra dos equipamentos como somente mais um investimento em uma ferramenta de trabalho, assim como todos os investimentos que fazemos: fornos, scanners e fresadoras, todos com seus respectivos retornos ao laboratório.
Convido meus colegas de profissão a pensarem a respeito da fotografia como aliada. Como TPD e fotógrafo há mais de 10 anos, me coloco a disposição para desenvolver esse talento com mentorias personalizadas em nosso laboratório, assim como consultorias para montagem dos sets com os equipementos necessários. Tenho certeza que a fotografia será uma importante ferramenta na sua mão, além de um prazeroso hobby para sua vida!
Commentaires